28/08/2008

O VÔO DA FÊNIX (2004)



GÊNERO: Ação

ELENCO: Dennis Quaid, Giovane Ribisi e Miranda Otto

CONTEXTO/AMBIENTE: Deserto da Mongólia, dias atuais

SCORE (de 01 a 05): 04

OPINIÃO:
Um ótimo filme de ação, com um bom roteiro e sem os exageros que nos levam a imaginar ser uma estória impossível de acontecer.
Logo depois da decolagem, enquanto sobrevoam o deserto de Gobi, o avião encontra uma terrível tempestade de areia que arranca suas antenas e destrói o motor esquerdo. Enquanto areias e pedras são jogadas contra a fuselagem, e Towns é obrigado a fazer um pouso forçado no deserto. Com o avião avariado e sem chances de conserto, os onze passageiros que sobrevivem se vêem com pouca comida e água. Elliot- uma das últimas pessoas a serem incluídas na lista de passageiros - oferece esperança ao sugerir que eles construam um novo avião, que será batizado de Fênix, a partir das peças do C-119 que não foram afetadas.
Giovani Ribisi, que também faz a série LOST, tem atuação de destaque na pele do passageiro(Elliot) inseguro e misterioso e que acaba por liderar o grupo na impossível missão de construir o novo avião.
O filme prende do início ao fim. Òtima qualidade de imagem e som,

ASSISTIRIA NOVAMENTE: SIM

QUANTAS VEZES ASSISTI: 01

VIDEO: Ótimo
AUDIO: 5.1 digital. Ótimo

20/08/2008

DRILLBITT TAYLOR (2008)


Filme ainda sem nome em português e que será lançado nos cinemas em setembro/2008

GÊNERO: Comédia

ELENCO: Owen Wilson

CONTEXTO/AMBIENTE: Estados Unidos, 2008

SCORE (de 01 a 05): 03

OPINIÃO:
Um filme com muita trapalhada, ação e cenas engraçadas. Conta a estória de 2 adolescentes que entram para o ensino médio americano (High School) e sofrem todos os tipos de perseguições, típicas dos jovens americanos bobocas. Resolvem então contratar um guarda costas, o Drillbitt (Owen Wilson) que é um um mendigo (tb no nível americano).
Mas é engracadíssimo e vale a pena assistir. Um programa ideal na companhia de pais e filhos, com pizza e pipoca. Com certeza será um dos clássicos da Sessão da Tarde da Globo.


ASSISTIRIA NOVAMENTE: Sim

QUANTAS VEZES ASSISTI: 01

JOGOS DE PODER (2007)

GÊNERO: Drama

ELENCO: Tom Hanks e Julia RobertS

CONTEXTO/AMBIENTE: Década de 80, em meio à guerra fria. Washington / Afeganistão.

SCORE (de 01 a 05): 03

OPINIÃO:
O Tom Hanks prá mim, é garantia de filme bom, apesar do papel não favorecer nem cobrar muito do artista. È mais um destes filmes baseado em fatos reais, que parece que estão na moda. Mas vale a pena sim. Se há alguma verdade, o filme mostra aspectos interessantes do contexto histórico de um passado recente.
Não faltam as demonstrações dos EUA como o salvador do fracos e oprimidos, e claro sempre como o bom mocinho. Mas não deixa de mostrar um pouco do lado ruim do país Americano, que acabou por abandonar o Afeganistão.
Mostra também a pequenez como o resto do mundo é tratado, já que o Charles Wilson, um congressista playboy e fanfarrão, aliado a uma milionária Texana vivida por Julia Roberts, resolvem encarar a causa Afegã, quase como quem vai dar uma festa e utilizando métodos nem um pouco ortodoxos.
Vale a pena prestar atenção no momento histórico narrado pelo filme e fazer ligações com o livro O Caçador de Pipas (parece que o Afeganistão tb está na moda) e um outro filme recente estrelado por Richard Geere, cujo nome não me lembro agora. Islamabad, Peshawar, Cabul, guerreiros Patshuns e outros nomes de cidades e tribos ficam na nossa mente fazendo estes links sobre o país muçulmano.


ASSISTIRIA NOVAMENTE: Sim

QUANTAS VEZES ASSISTI: 02

VIDEO: Bom

AUDIO: 5.1 Dolby Digital.

17/08/2008

EU OS DECLARO MARIDO ... E LARRY (2007)


GÊNERO: Comédia

ELENCO: Adam Sandler e Kevin James

CONTEXTO/AMBIENTE: Nova York, 2008

SCORE (de 01 a 05): 03

OPINIÃO:
Para uma tarde domingo, onde a opção na TV aberta é o chato do Faustão, o filme cai bem. O Adam Sandler já é uma garantia de boas gargalhadas. Uma boa comédia, acima da média dos besteirois americanos e vale a pena ser visto. Conta a história (e trapalhadas) de dois amigos bombeiros que se “casam” para que um deles possa ter o benefício da prevcidência social para os filhos, quando aparece um minucioso fiscal do governo e as coisas acabam bem atrapalhadas. No seu lado sério, a causa gay com a união entre pessoas do mesmo sexo, é o tema em debate. A belíssima Jessica Biel e outras bonitas mulheres dão um toque especial. O final? Bem é uma comédia americana recheada de lições de moral e demonstrações de companheirismo.


ASSISTIRIA NOVAMENTE: Talvez

QUANTAS VEZES ASSISTI: 01

VIDEO: Bom

AUDIO: 5.1 Dolby Digital. Pouca exploração dos recursos.

14/08/2008

10.000 AC (2008)




GÊNERO: Aventura

ELENCO: Steven Strait e Camila Belle

CONTEXTO/AMBIENTE: Aventura fictícia, provávelmente na idade da pedra lascada (10.000 AC). Belas paisagens, planícies nevadas, florestas, tempestades, grandes animais pré-históricos.

SCORE (de 01 a 05): 3

OPINIÃO:
Um filme gostoso. Uma boa aventura. Quando queremos nos desligar um pouco da realidade, funciona bem. Tem o ar misterioso e épico, sem os exageros dos outros filmes famosos do diretor. Traz no seu contexto os valores da luta, honra e perseverança. Na minha opinião melhor do que filmes do gênero mais conhecidos como Crônicas de Nárnia, etc.

ASSISTIRIA NOVAMENTE: Sim

QUANTAS VEZES ASSISTI: 01

VIDEO: De boa qualidade, efeitos visuais ótimos e bem dosados.

AUDIO: 5.1 Digital, com pouco uso dos efeitos de sourrounding. Poderia ser mais explorado.